Enquanto na Antiguidade seu uso ocorria de maneira principalmente pública, atualmente é um espaço de grande intimidade. Antes, tal como era construído, funcionava de maneira a atrair seus usuários para momentos sociais: eram locais para banhos públicos, havia as latrinas também públicas e em povos como os árabes serviam também como locais para massagem, depilação e outras atividades relacionadas. Com a Revolução Industrial e o aumento do conforto doméstico o banheiro (que se tornou um local muito mais limpo) passou a fazer parte do corpo da casa principal. Inicialmente era apenas um cômodo ao lado da cozinha geralmente com acesso externo, mas depois aumentou em quantidade e se diferenciou em banheiro para o casal, para os filhos e para as visitas, assim como também em lavatório.

Cada vez mais, em uma sociedade urbana, este espaço vem se tornando uma espécie de refúgio contra o estresse diário. Passou-se a criar ambientes mais amplos, com áudio e vídeo, e a se valorizar a independência de cada indivíduo neste espaço estritamente íntimo. Até mesmo nos banheiros de casais passaram a surgir duas pias e duas duchas e atualmente muitos já criam banheiros duplos, mas interligados, um para o homem e outro para a mulher. O banheiro é um local que vem se tornando um ambiente de paz nos dias conturbados. Estar nele permite descansar e ter a certeza de que dificilmente alguém irá interromper esta calma. É um local respeitado e que por esta importância vem adquirindo maior complexidade.

Na hora de projetar um banheiro escolha materiais que são resistentes a umidade. Este cuidado especial deve ser tomado também diante dos móveis sob medida. Na maioria dos casos, quando mencionam projetos de iluminação, geralmente aderem à sala de estar ou sala de jantar e esquece que a iluminação do banheiro também é muito importante. O problema é que um banheiro sem um projeto de iluminação correto pode prejudicar a funcionalidade do mesmo. Os maiores erros estão no posicionamento da iluminação e o tipo de iluminação para o banheiro. E este planejamento deve ser feito na hora do projeto pra evitar problemas depois.

Conheça nossos Arquitetos e Urbanistas:

Cheila Linke
CAU Nº A1088629

- Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil, Campus de Santa Maria / RS.

Imeon Martins Machado
CAU Nº A74879-0

- Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil, Campus de Santa Maria / RS.

 Recebeu o prêmio José Albano Volkmer do IAB-RS 2012 / 01, Menção Honrosa pelo melhor Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil, Campus de Santa Maria / RS (UNION ARENA STADIUM).

 

 

 

 

Feliz Natal!

Parabéns aos colegas pelo Dia do Arquiteto.

No último dia 30 de novembro, fomos homenageados com o Troféu Evidência 2017/2018, no jantar Melhores do Ano.
Agradecemos ao Momento Vip, pelo carinho e reconhecimento.

 

Espaço Arquitetura

Rua Barão do Rio Branco, 2273
Rosário do Sul
97590000
(55) 99944-5953 imarquitetura@hotmail.com
Espaço Arquitetura e Construção