A definição mais comum de um quarto é a que o relaciona a um cômodo qualquer. Normalmente, porém, a palavra costuma ser usada como sinônimo para um dormitório, especificamente. O quarto geralmente é utilizado para descansar. Os mobiliários associados costumam ser uma cama, as escrivaninhas a acompanhar, uma cadeira ao fim da cama e armários para guardar da roupa.

A IMARQuitetura possui conceitos que o conforto é o item mais importante na decoração de um dormitório. A área íntima, dedicada ao relaxamento e descanso diário, pede móveis que combinem com o perfil do dono, pensando em detalhes que tragam estilo e praticidade ao ambiente. Os closets facilitam a arrumação dos armários e a troca de roupas. O conceito do cômodo permite que ele seja instalado tanto dentro do dormitório, quanto em um ambiente anexo. Para quem divide a área de dormir com outra pessoa, o closet significa privacidade. Com ele, quem sai mais cedo ou chega mais tarde em casa, não precisa incomodar a outra pessoa ao acender luz ou abrir e fechar portas e gavetas para se arrumar.

Nos closets separados dos dormitórios é possível optar por armários com ou sem portas. Na segunda opção há necessidade de manter a organização impecável, mas o ganho é conseguir visualizar todas as opções de roupas disponíveis. Se o closet for integrado ao dormitório, fica muito interessante investir em uma porta de passagem com vidro e perfil em alumínio. As divisões mais usadas para deixar o espaço prático e funcional incluem cabideiros na parte superior, para camisas e casacos; espaço para organizar as calças na parte inferior; prateleiras de diferentes tamanhos, para acomodar camisetas, blusas, toalhas; gavetas para roupa íntima, pijamas e acessórios. Há gavetas com divisórias específicas para guardar jóias, relógios, lenços e maquiagem. Tudo para facilitar a localização dos produtos.

Internamente, os móveis personalizados para dormitórios permitem a divisão do espaço dos armários de acordo com o perfil do consumidor. O número de gavetas, os espaços para pendurar ternos, vestidos longos e para guardar roupas de cama e banho são adaptados, não há um modelo único. Um bom projeto de iluminação também ajuda a compor os móveis. É possível embutir a iluminação em alguns painéis e há móveis com iluminação interna em led. Com a tecnologia constante no cotidiano, os projetos mobiliários para dormitórios permitem embutir televisores de LCD ou plasma na parede e tendo espaço reservado para computador, videogames e outros eletrônicos.

Os menores dormitórios das residências costumam ser ocupados pelas crianças. Daí a utilidade dos sob medida na decoração de dormitórios infantis, que precisam contemplar espaços para brincadeira e estudo. Outra vantagem de um projeto para as crianças é a possibilidade de adaptar os produtos conforme elas mudam de fase. A partir do momento que a criança passa a usar cama, é possível pensar em um dormitório com móveis sob medida, que acompanhem o crescimento. Outra boa opção para crianças são os beliches, para quando é necessário acomodar duas camas, ou mesmo adaptar uma bancada de estudos ou um armário para guardar brinquedos ou roupas na parte inferior da cama. Para as meninas, especialmente na adolescência, uma boa opção é ter uma bancada como penteadeira e bastante espaço para acessórios. Se houver portas de vidro ou acrílico pode-se usar adesivos com motivos que agradem a criança. A medida que ela cresce, substitui-se esse elemento e o dormitório ganha outros "ares".

Conheça nossos Arquitetos e Urbanistas:

Cheila Linke
CAU Nº A1088629

- Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil, Campus de Santa Maria / RS.

Imeon Martins Machado
CAU Nº A74879-0

- Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil, Campus de Santa Maria / RS.

 Recebeu o prêmio José Albano Volkmer do IAB-RS 2012 / 01, Menção Honrosa pelo melhor Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil, Campus de Santa Maria / RS (UNION ARENA STADIUM).

 

 

 

 

Feliz Natal!

Parabéns aos colegas pelo Dia do Arquiteto.

No último dia 30 de novembro, fomos homenageados com o Troféu Evidência 2017/2018, no jantar Melhores do Ano.
Agradecemos ao Momento Vip, pelo carinho e reconhecimento.

 

Espaço Arquitetura

Rua Barão do Rio Branco, 2273
Rosário do Sul
97590000
(55) 99944-5953 imarquitetura@hotmail.com
Espaço Arquitetura e Construção